Nº de acessos

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Ypiranga completa 78 anos






Fundada em 3 de julho de 1938, a Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube de Santa Cruz do Capibaribe, completa na data deste domingo, 78 anos de história. O nome do clube surgiu em homenagem ao “Grito do Ypiranga” (o famoso momento da Independência do Brasil em relação a Portugal), as cores azul e branca em homenagem ao céu.

A história do clube teve início na antiga Rua do Alto, atual Avenida João Balbino no Centro, na época os conhecidos Negrinhos do Alto começaram a organizar jogos como um simples lazer, porém eram impedidos de brincar no momento em que o gado do Coronel Luiz Alves seguia para o campinho.

O Coronel Luiz Alves resolveu então doar um espaço para a prática esportiva. Após o passar dos tempos, o espaço se tornou o atual Estádio Otávio Limeira Alves, nome dado em homenagem ao filho do Coronel Luiz Alves, que também fazia parte da equipe a época.

O primeiro presidente do clube foi o padre José Pereira de Assunção (Padre Zuzinha) de 1938 a 1940. Atualmente a equipe é presidida por Helry Gonçalo.

Muitos acontecimentos deram fama ao Ypiranga, como os jogos amistosos que divulgavam a equipe em outras cidades e estados. A Máquina de Costura se profissionalizou em 1993, porém conseguiu vários títulos na época do amadorismo.

Os primeiros títulos profissionais da Máquina aconteceram em 1994, com as conquistas do Campeonato Pernambucano da 2ª divisão e da Copa do Interior de Pernambuco.

A primeira grande participação na elite do Pernambucano foi a 5ª colocação em 1995, nesta época a Máquina contava com atletas de renomes nacionais e outras revelações locais, entre eles a equipe contava com a experiência do meia-atacante Jacozinho e a revelação foi o atacante Gaúcho que marcou 14 gols no torneio.

No ano de 2004, o Ypiranga conseguiu o título da Segunda Divisão do Estadual após 21 jogos, que liderou a competição de ponta a ponta e só foi derrotado apenas duas vezes. O time conseguiu o acesso com duas rodadas de antecedência. O destaque do time foi o atacante Bibi, artilheiro do torneio com 18 gols.

Em 2006, a Máquina conseguiu sua melhor colocação na 1ª divisão. A decisão do 1º turno contra a equipe dos Estudantes de Timbaúba, acabou chamando a atenção da mídia nacional em torno do municipio. Apesar da bela campanha, o empate sem gols deixou o título com o Santa Cruz do Recife. O Ypiranga terminou o Campeonato na 3ª colocação.

Outra importante conquista heroica foi à classificação inédita às semifinais no Campeonato Pernambucano em 2013, após conseguir resultados históricos contra o Sport Recife e Náutico.

Em 2015, a equipe não conseguiu realizar bons resultados e foi rebaixada para a Séria A2 e neste ano luta para retornar a elite do futebol Pernambucano.

O clube Ypiranga ao longo da história promoveu diversos eventos, entre eles os mais conhecidos foram “O Baile Azul e Branco” que era uma prévia do Carnaval e contava com orquestras de frevos locais e do Recife. Outro evento era as conhecidas “Manhãs de Sol”, que acontecem na parte social, onde se encontram um bar-restaurante e piscinas.

Varias atrações de renomes nacionais, estaduais e locais já passaram pelo palco principal do clube. Outros eventos também foram promovidos no local a exemplos de desfiles de modas, jogos escolares, exposições, confraternizações, bingo, entre outros.

Aquisição de novos esportes:
Atualmente, o Ypiranga conta também com uma equipe de futebol de salão feminina, que se sagrou vice-campeã da Copa Nordeste de Futsal realizada em Garanhuns. A equipe disputa as Copas Rota do Mar em Santa Cruz do Capibaribe e a Intermunicipal na cidade paraibana do Congo.

O clube também conta com núcleos de escolinhas no município de Caruaru e uma equipe de Handebol que se encontra em fase de treinamentos.



Do Patrulha do Agreste /fonte Blog do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário