Nº de acessos

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Santa Cruz do Capibaribe vivencia movimento Maio Amarelo











Tido como uma ação de conscientização, o movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Santa Cruz do Capibaribe, a Prefeitura Municipal realizará palestras abertas ao público na terça-feira (24), a partir das 8h30, na praça CEU e ações educativas na quarta-feira (25) nas escolas públicas e na Avenida 29 de Dezembro.

A ação promove também atividades voltadas ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. “Somente no município chegamos a atender em média 13 chamadas diariamente, das quais nove são de traumas decorrentes de acidentes de trânsito, provocados por condutores de moto”, ressaltou a coordenadora do SAMU no município, Lenice Cordeiro.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, a imprudência no trânsito ainda é a maior causa de acidentes envolvendo veículos em Santa Cruz do Capibaribe. “Andar com o capacete desatacado, ultrapassar pela direita e o excesso de velocidade em vias urbanas então entre as causas de acidentes registradas pela secretaria. Aspectos da imprudência e negligência de alguns condutores com a própria vida”, frisou o secretário.

Com o apelo, “Somos 43 mil mortos no trânsito do Brasil”, o movimento Maio Amarelo destaca os índices de mortalidade divulgado pelo Departamento de Informática do SUS (DataSUS), em 2014, e reitera a atenção que pedestres e condutores devem ter no trânsito. “Atualmente a saúde pública no Brasil padece da falta de leitos e profissionais qualificados para atender o número crescente de usuários. No entanto, estes números poderiam ser reduzidos, se nos conscientizássemos que a vida humana é o nosso maior patrimônio”, destacou o Secretário de Saúde, Breno Feitoza.



Década de Ação para a Segurança no Trânsito


A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A intenção é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020. Para tanto, o amarelo, utilizado nos semáforos de trânsito para exigir atenção do condutor, é utilizado no movimento para pedir “atenção pela vida".





Do Patrulha do Agreste /fonte: GERCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário