Nº de acessos

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Boas Festas!


Cidatec forma novas turmas





A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou mais uma formatura para os concluintes do Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania – Cidatec. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do presidente do legislativo municipal, professor Afrânio Marques (PDT), Ronaldo Pacas (PSDC) e Dida de Nan (PSDB).

Na oportunidade mais de 130 formandos receberam os certificados do Cidatec. São pessoas que cursaram Informática básica, Design Gráfico e ainda a turma da melhor idade que ingressou no mundo digital. De acordo com o Joseilton Macêdo, esse projeto tem oferecido mais do que um curso, mas cidadania aos participantes.

Já o presidente da Câmara, professor Afrânio, enfatizou a questão da responsabilidade social que o projeto tem. “Esse projeto ao longo desse tempo tem beneficiado muita gente e nós enquanto presidência, temos obrigação de manter este projeto, a fim de que possamos promover a capacitação de crianças, jovens e adultos nos cursos de informática básica e avançada e prepará-los para o mercado de trabalho”, disse Afrânio.

EM TEMPO: Para os interessados em fazer um curso no Cidatec, as inscrições podem ser realizadas na Câmara, das 8h às 12h, a partir do dia 6 de janeiro. Para participar, os alunos precisam ter no mínimo nove anos de idade e residentes em Santa Cruz do Capibaribe.

Mais informações, 81 3731 – 1397 (falar com o professor Joseilton Macêdo).




Do Patrulha do Agreste fonte: Assessoria

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Retratos de Santa Cruz do Capibaribe

Bartôl Neves (radialista) recebendo das mãos de Dr. Eder Aragão
 o livro que mostra um pouco mais de nossa história.

Mais uma vez Santa Cruz tem sua História publicada e com muitas imagens inéditas, a Obra mostra dezenas de fotografias de autoria do santacruzense Antonio Assis Aragão "Antônio de Roga" (*1916 +1987), que foi um dos primeiros fotógrafos profissionais de Santa Cruz do Capibaribe.

Após fazer um levantamento do arquivos deixado por Antônio de Roga, seu neto Drº Eder Aragão neves resolveu compartilhar com os amigos parte de uma história linda de amor por nossa cidade, pois era assim que saudoso Antônio de Roga lidava com Santa Cruz uma História de Amor registrada através das lentes de sua máquina fotográfica. 

Eder Aragão reuniu imagens lindas e publicou esta obra de arte que ficará para sempre em nossa memoria, são fotos da década de 30 até os anos 80, mostrando épocas diferentes de nossa sociedade, Banda Musical Novo Século, o nosso glorioso Ypiranga, as autoridades, figuras importantes da sociedade, pontos comerciais, nossas festividades, fatos históricos como as grandes enchentes, campanha políticas e paisagens que ficaram para sempre em nossas memorias.

Segundo Eder Aragão a publicação não será exposta a venda, a obra será distribuída entres amigos e pessoas que fazem parte da história de Santa Cruz do Capibaribe, "A ideia surgiu depois que comecei a olhar algumas fotos que guardei de meu avô e outras que estão com nossa família, então tive a iniciativa,  cataloguei as imagens mais simbólicas da história de santa Cruz e publicamos para que se eternize e os que não viveram esse tempo tenham uma fonte de pesquisa"  afirmou Drº Eder Aragão.


PARABÉNS:

Nós que fazemos o Patrulha do Agreste, parabenizamos a iniciativa de desse grande Santa-cruzense, Drº. Eder Aragão Neves é uma figura que realmente que expressa seu amor por nossa cidade, e com essa obra faz uma grande Homenagem não só a seu avô Antônio de Roga, mas também a Santa Cruz do Capibaribe,  parabéns Drº. Eder que você sirva de exemplo e inspiração para outras pessoas que possam deixar bos lembranças para nosso município.

Do  Patrulha do Agreste /foto: Ney Lima

Saiba de tudo!


Popular é assassinado em Pão de Açúcar




O distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte registrou um homicídio e uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (14). A vítima foi Paulo Sérgio da Silva (31 anos), que é natural de Santa Maria do Cambucá. A mesma foi alvejada por alguns disparos de arma de fogo, sendo atingido na face, em uma das mãos e nas costas, porém não resistiu e foi a óbito ainda no local.

A segunda vítima, Derivan Amâncio da Silva (24 anos) foi alvejada e foi socorrida para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão de Santa Cruz do Capibaribe e em seguida, transferida para o Hospital da Restauração no Recife.

Segundo informações repassadas pela esposa de Paulo Sérgio, ele se encontrava em frente à residência conversando com outras duas pessoas, quando dois homens desconhecidos chegaram em uma moto e começaram a atirar contra os três que estavam na calçada da residência, eles correram para dentro do imóvel, mas mesmo assim Paulo foi alvejado.

A Polícia Militar esteve no local fazendo o isolamento da área e o policiamento civil realizou o levantamento cadavérico em seguida foi feito o encaminhamento do corpo para o IML na cidade de Caruaru.


Do Patrulha do Agreste /fonte: blog do Ney Lima

Votos de um Presidente!


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Prefeito Edson Vieira contrata novos GCM's

Mais 20 novos Guardas Civis Municipais estão nas Ruas
Prefeito Edson Vieira falando de sua satisfação em ter o aumento da equipe 
O Secretário Major Sena transmitindo seu incentivo 
aos novos companheiros
Major Sena, Prefeito Edson e o Sargento Junior passando 
as instruções para o novo efetivo.
Prefeito Edson Veira entregando o fardamento aos novos GCM's
As duplas já estão trabalhando e reforçando a segurança no município.







Na tarde desta segunda-feira (14), a Secretaria de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe laçou mais 20 Guarda Civis Municipais para reforçar a segurança pública do município segundo informou o Secretário Major Sena, este efetivo vai trabalhar principalmente na área do centro onde existe maior parte do comércio, "Vamos dar reforço ao efetivo já existente e teremos a disposição da sociedade mais 20 Guardas que ficarão em dupla em pontos estratégicos" afirmou o Major.

A população aprovou o nova medida que foi um dos compromisso do prefeito Edson Vieira junto ao novo secretário Major Sena, " Quando convidei o Major para fazer parte de nosso governo, ele me fez algumas reivindicações e uma delas era justamente o aumento do efetivo e agora estamos concluindo mais compromisso com a população" comemorou o prefeito.

GCM's no Hospital Materno Infantil
Diariamente na Praça do Céu
No Hospital Municipal

O trabalho dos Guardas mais antigos continuar por toda cidade, principalmente dando cobertura aos órgãos e patrimônio públicos, a exemplo das escolas, hospital municipal, AME, a policlínica, ao hospital materno infantil praças e outros, "Agora temos como ampliar nosso trabalho, desde que chegamos aqui junto com o sargento Junior estamos trabalhando para darmos melhor condições de trabalho para nossos companheiros da Guarda e da Secretaria" concluiu o Major Sena.



Do  Patrulha do Agreste

Veja como combater roubo de celulares


Garoto de 11 anos morre afogado em Toritama




O corpo do garoto foi retirado da água por populares após realizar buscas no açude, em seguida a polícia foi acionada e compareceu ao local onde fez os procedimentos,  segundo informações, Lucas Luiz da Silva de 11 anos, estava tomando banho em um açude localizado no Loteamento de Antão na cidade de Toritama quando aconteceu a tragédia.

O caso foi registrado na tarde deste domingo (13), quando o garoto estava nadando e desapareceu de repente, várias pessoas que estavam no local deram início as buscas e horas depois conseguiram retirar o corpo de Lucas.

Até o momento a polícia não se pronunciou sobre o caso que será investigado e em breve teremos novidades.



Do  Patrulha do Agreste

Polícia apreende mais uma arma de fogo em Santa Cruz do Capibaribe


Durante a madrugada desta segunda feira-feira (14), o efetivo do Malhas da Lei (24º BPM), recebeu várias denúncias anônimas dando conta que dois elementos estavam em uma moto Honda de modelo Falcon e cor vermelha, em atitudes suspeitas no bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe, de imediato os policiais deram início as buscas.

Depois de alguns minutos, os policiais conseguiram abordar um menor de 17 anos que estava na companhia de José Cassiano Bezerra Barros de 23 anos, que estava com um revólver calibre 38 com numeração raspada, e três munições intactas, a polícia constatou que o revolver pertencia a Secretária de Segurança Pública de Pernambuco, com o número de patrimônio 1943.

Os acusados foram levados para a delegacia onde chegaram a confessar que estavam a procura de um "desafeto" para matá-lo, mas não tiveram êxito, Jose Cassiano foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

 Do Patrulha do Agreste / foto: Fernando Lagosta

Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz lança mais um serviço



Com o intuito de aproximar a Coordenadoria da Mulher da população, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social, lançou o “Coordenadoria da Mulher Explica”. 

O novo canal funciona através do aplicativo WhatsApp, possibilitando aos usuários do serviço tirar dúvidas e pedir direcionamentos em casos de violência doméstica e intrafamiliar.

Como a Lei Maria da Penha tem muitos elementos normativos diferentes das demais Leis Federais, o “Coordenadoria da Mulher Explica” visa auxiliar as pessoas na compreensão correta desta lei criada em 22 de setembro de 2006. “Além de tirar dúvidas sobre a lei, esse instrumento auxiliará as pessoas que conhecem alguém que sofre violência, mas não sabem como agir nesta situação”, ressaltou a coordenadora da Mulher, Iana Paula.

Para garantir uma análise mais ampla, a dúvida será esclarecida pela equipe do Centro de Referência da Mulher e no prazo máximo de dois dias úteis, o usuário receberá a resposta. “Gostaria de ressaltar que a prioridade do canal é tirar dúvidas. Casos de violência que necessitem ação imediata deverão ser denunciados no serviço ‘Cidadã Pernambucana’ através do 0800.281.818”, explicou à coordenadora.

Vale ressaltar que em ambos os serviços à identidade do usuário ou da mulher violentada é mantida em absoluto sigilo. 

Segundo a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, é mais um instrumento de combate à violência sofrida diariamente pelas mulheres. “O ‘Coordenadoria da Mulher Explica’ irá nos auxiliará a avançar ainda mais nas políticas públicas voltadas para mulher em nosso município. Santa Cruz do Capibaribe tem se destacado muito no desenvolvimento de ações preventivas e de enfrentamento a violência doméstica”, declarou Alessandra. 

O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher da Capital da Confecção tem contribuído significativamente para a diminuição dos índices de agressão contra a mulher. No Mapa da Violência de 2012, entre 5.565 municípios brasileiros, Santa Cruz do Capibaribe ocupava a posição de número 152 no ranking de homicídios de mulheres. Em 2015, os números caíram e o município passou a ocupar a posição de número 651.



Do  Patrulha do Agreste

Pastor Amaro Berto comemora 71 anos de vida ao lados de amigos





A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe sob a presidência do pastor Ailton Jose Alves e gestor local Amaro Berto da Silva, comemorou no ultimo sábado (05) em grande estilo o aniversário do Pastor local Amaro Berto, na ocasião uma linda festa foi realizada no novo templo da Assembléia de Deus que fica localizado as margem da PE 160 perímetro urbano da cidade de Santa Cruz.

Durante a comemoração do aniversario do pastor Amaro Berto vários lideres evangélicos do estado de Pernambuco e obreiros locais fizeram questão de entregar presentes e realizar varias homenagens ao líder local, também prestigiando esteve alguns familiares do pastor Amaro Berto, netos, irmãos, genros e filhos(a) e sua esposa irmã Célia Santos que durante as homenagens esteve sempre ao lado do seu esposo pastor Amaro Berto da Silva.

O evento contou com a presença do ilustre pastor presidente da Assembléia da Deus em Pernambuco Ailton Jose Alves que veio da capital Pernambucana parabenizar de perto o pastor Amaro Berto, quem também esteve prestigiando o aniversario do Pastor Amaro Berto foram o pastor da cidade de Jataúba Odilon, o evangelista do distrito de Pão de Açúcar Lorival, o evangelista Jorge de Jaboatão dos Guararapes alem de vários obreiros locais e irmãos que fazem parte da Assembléia de Deus na cidade de Santa Cruz do Capibaribe agreste do estado Pernambucano.

Deputado Diogo Moraes realiza confraternização com seu grupo político








O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu, na tarde deste domingo (13), vereadores aliados, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), lideranças e correligionários para prestar contas de seu mandato.

No encontro, Diogo falou da sua atuação junto ao Governo do Estado para a viabilização de ações implementadas no Agreste. "A gente termina o ano de 2015 e em um momento de reunião e de confraternização prestamos conta do que fizemos. Foram muitas ações que contaram com nossa atuação como, por exemplo, a duplicação da PE-160, a chegada de novos 160 policiais do Ciosac, a escola técnica. A gente ainda pode comemorar a isenção de ICMS das lavanderias a partir de 1º de janeiro de 2016 e, sobretudo, a união deste grupo".

O deputado fez questão de abordar a forma coesa com que o grupo atua em benefício de Santa Cruz do Capibaribe. "É um grupo que trabalha pelo bem de Santa Cruz do Capibaribe. E, mesmo com todas as adversidades,se destaca pela gestão. Gestão essa que tem à frente um grande líder, que é nosso prefeito Edson Vieira. Além disso, temos essa parceria com o governador Paulo Câmara", afirmou.

Os vereadores Junior Gomes (PSB), Ronaldo Pacas (PSDC), Pipoca (PSDB), Zé Elias (PTB) e Dida de Nan (PSDB), ao lado dos ex-deputados Augustinho Rufino e Oseas Moraes, participaram do encontro.

Para finalizar, o deputado estadual abordou a emenda de R$300 mil de sua autoria que vai servir para equipar a UPA 24h que será entregue em breve na cidade e afirmou: "Nós iremos fazer uma Santa Cruz melhor para todos".



Do Patrulha do Agreste /fonte : Assessoria

Batalhão Especializado prende traficante



No último sábado (12/12), dando continuidade à investigação sobre tráfico de drogas iniciada no dia 10/12, ocasião em que foi apreendido cerca de meio quilo de maconha e culminou na prisão de Marcos Paulo dos Santos Fidelis, 24 anos, e sua genitora, Maria Rosilene, 49 anos, no bairro Salgado, Caruaru-PE, foi localizado e detido José Samuel do Nascimento, 32 anos. Em sua residência, localizada na Rua 01, bairro Boa Vista 2, Caruaru, foram apreendidos 730 gramas de maconha prensada em tablete, 618 gramas da droga pronta para consumo, totalizando 1.348 kg da droga e a quantia de R$ 600,00 em espécie. José Samuel confessou o tráfico, sendo conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de plantão da cidade de Caruaru para as providências legais cabíveis, sendo conduzido à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, na mesma cidade.




Do Patrulha do Agreste

Popular tentar matar o próprio irmão em Brejo da Madre de Deus


Chico tebtou matar o irmão com uma facada no peito
A polícia conseguiu apreender a arma usado no crime



A confusão aconteceu na tarde deste sábado no Sítio Estrago, zona rural de Brejo, tudo começou depois de uma discussão entre a vítima e o acusado, segundo informações, Francisco de Assis da Silva “Chico”, entrou em luta corporal com seu irmão Jeová Castilho da Silva de 27 anos, e acabou desferindo um golpe de faca no tórax do mesmo.

Os vizinhos acionaram a equipe do SAMU que esteve no local, fez os primeiros socorros e encaminhou a vítima para o hospital municipal do Brejo da Madre de Deus, em seguida o mesmo foi transferido em situação grave para o Hospital Regional do Agreste (HRA) na cidade de Caruaru 

O efetivo da Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o acusado em flagrante, Francisco de Assis estava escondido em uma residência nas proximidades, "Chico" foi encaminhado para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe onde foi feito os procedimentos e em seguida foi levado para o presídio.


Do  Patrulha do Agreste/ fotos  Fernando Lagosta 

Popular é executado em São Domingos


A vítima foi atingida com vários tiros na cabeça
Segundo informações Diego tinha passagem pela polícia


O crime aconteceu por volta das 11:h. deste sábado (12), Rua São Vicente do distrito em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus, segundo informações de populares a vítima foi executada por dois elementos que estavam em uma moto Honda Bros de cor vermelha e placa não anotada, Wanderson Aleixo da Silva “Diego” de 20 anos, seguia a pé quando foi abordada pelos assassinos.

O elemento que estava na garupa da moto efetuou vários disparos contra Diego que foi atingido na cabeça e nas costas, Diego faleceu no local, sem ter tempo de ser socorrido.

O efetivo da polícia militar foi acionado e resguardou o local até a chegada da polícia civil que fez o levantamento cadavérico, em seguida o corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Caruaru.


Do  Patrulha do Agreste

Mãe de presidiário é presa por tráfico de drogas


Loira foi presa com 186 gramas de crack
Com a droga a traficante iria apurar  aproximadamente 8 Mil Reais


O efetivo do 24º BPM prendeu e, flagrante Edileusa Souza Silva “Loira” de 46 anos, a mesma reside no bairro Acauã em Santa Cruz do Capibaribe, segundo informações da polícia Loira estava com 185 gramas de crack que daria para confeccionar 800 pedras que seriam vendidas a R4 10,00 cada chagando a um valor de R$ 8 Mil.


Loira tem um filho envolvido no mundo do crime acusado de crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, a acusada alegou que a droga era para seu consumo, a mesma foi presa em encaminhada para o presídio.


Do Patrulha do Agreste