Nº de acessos

sábado, 12 de julho de 2014

Foram Apreendidas 815 Peças de Artesanato Elaboradas Com Penas de Animais Silvestres


Operação permanente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) com apoio da Polícia Federal, denominada “MODA TRISTE” foi deflagrada no início da tarde de ontem, 09.07.2014 com vista à coibir o comércio de objetos de decoração e artesanato produzidos com partes de animais silvestres nativos. Prática proibida pela legislação ambiental (Lei Federal 9.605/98).

A ação concentrou-se na fiscalização de estabelecimentos onde se comercializa esse tipo de produto e prática ilícita em vistoria prévia e não ostensiva na FENEARTE - Feira Nacional de Negócio de Artesanato.

Ao ser constatado a venda a Polícia Federal foi acionada onde através de uma ação conjunta foi arrecadado centenas de objetos suspeitos de terem sido produzidos com partes (penas) de animais silvestres nativos protegidos em virtude do risco de serem extintos.

No local foram vistoriados 12(doze) boxes onde eram comercializados artesanato indígena, sendo flagrado tais práticas ilícitas em nove desses pontos. Os responsáveis foram identificados e o material ilícito foi devidamente apreendido.

Aos responsáveis, caso seja comprovado seus envolvimentos poderão ser responsabilizados no âmbito criminal além de medidas administrativas de multa e apreensão do material. As penas foram identificadas como sendo oriundas de: araras, papagaios, garças, carcarás e urubus.

RESULTADOS:

Foram apreendidas 815 peças de artesanato elaboradas com penas de animais silvestres nativos, sendo:

· 152 (cento e cinqüenta e dois) cocares;

· 62 canetas;

· 99 prendedores de cabelo;

· 09 faixas de cabelo;

· 47 enfeites de cabelo:

· 66 colares;

· 371 brincos;

· 03 pescadores de sonhos;

· 04 pulseiras;

· 01 murana;

· 01 arco e flecha.

Do: Patrulha do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário