Nº de acessos

sábado, 17 de maio de 2014

Sob Orientação de Dilma, General do Estado Maior Deve Tirar Patente de PMs Que Fizeram Motim em Pernambuco

O governo Federal quer usar a greve da PM em Pernambuco como um exemplo para todo o Brasil, na véspera da Copa do Mundo.

O general José Carlos de Nardi, 70 anos, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), já tomou a decisão de tirar a patente dos oficiais e cabos e soldados que promoveram a greve da PM por três dias em Pernambuco, gerando um caos social, com mortes, assaltos e arrastões em todo o Estado.

A disposição é retirar as patentes sem direito à anistia, de modo a servir de punição exemplar.

O governo Federal, em reunião com autoridades locais, informou que não vai abrir mão disto.
De Nardi foi designado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para comandar a operação do Exército Brasileiro e da Força Nacional em Pernambuco, em virtude da paralisação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado.

Ministro e general chegaram ao Recife na tarde desta quinta-feira (15/05) para uma reunião com o governador João Lyra Neto, no Palácio do Campo das Princesas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, corroborou a tese, ao lado do senador Humberto Costa, do PT, que acompanhou os trabalhos.

Todos eles vieram plenamente ajustados com o mesmo objetivo. “Se não der esse recado para o resto do Brasil, depois não vai controlar”, afirma uma fonte do blog na área militar.
O general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar, também participou do encontro, que acabou na madrugada desta sexta-feira.

Como vive uma espécie de intervenção na área de segurança, com a vinda das Forças Nacionais, o governo do Estado só acompanha as medidas em curso.

A avaliação de ambos os lados, entretanto,é de que tem que haver uma punição exemplar, de modo que novas chantagens não venham a ocorrer não apenas no Estado, mas pelo Brasil.
No governo do Estado, a avaliação é de que os PMs cometeram uma loucura, imaginando que poderiam ganhar 50% de aumento, sem avaliar o quadro nacional, depois das manifestações de junho do ano passado.

Qual a razão de Dilma apostar em uma resposta concreta e firma?

A PM da Paraíba, por exemplo, já marcou assembleia. O objetivo da profilaxia é evitar a repetição do que ocorreu na Bahia.

No mês passado, uma greve de policiais também foi deflagrada na Bahia, com mortes e arrastões.

Dilma

A presidente Dilma disse a João Lyra que determinou a colocação de quantos homens fossem necessários, para contornar a situação de calamidade que se viu nos últimos dias. Ela prometeu ao Estado que o que fosse preciso seria feito.

Assim, de acordo com a decisão do governador do Estado, os tanques do Exército vão ficar por tempo indeterminado.

Em coletiva daqui a pouco, no Palácio do Campo das Princesas, ao lado de Alessandro Carvalho (secretário de Defesa Social), o general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar, irão avisar que a Força Nacional e o exército vão ficar no Estado pelo tempo que se fizer necessário, seja 10, 15 ou 30 dias.

As autoridades locais e nacionais querem se certificar de que a PM não fará corpo mole na volta às ruas.

Há um acompanhamento dos índices de violência especialmente pelo interior do Estado. O objetivo é também tranquilizar o comércio das cidades do interior.


Do: Patrulha do Agreste / Fonte: Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário