Nº de acessos

terça-feira, 25 de junho de 2013

Edson Vieira presta conta dos primeiros seis meses de sua administração

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) concedeu entrevista onde fez um balanço dos seis primeiros meses de sua gestão. Confira os principais trechos.
Zona Rural
Edson: Diz que através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente vem contemplando toda zona rural com poços artesianos e de primeira mão avisou que vai ser instalado um dessalinizador em Cacimba de Baixo. Está oferecendo cursos gratuitos através do SENAI, fez a entrega de dois carros, um na vila do Pará e uma ambulância em Poço Fundo e irá entregar mais um carro na comunidade da Magana. Citou também que irá viabilizar uma melhor forma de recuperar a estrada do Pará. Enfatiza que resgatou o São João dos distritos do Pará e Poço Fundo, esta última localidade em breve estará recebendo uma antena para telefonia móvel. Recuperou e reativou a usina de beneficiamento de leite com a instalação de um reservatório de dois mil litros podendo assim receber uma oferta maior de leite.
O trânsito
Edson: Relatou o grande desafio e têm cobrado muito do secretário Zé Cueca um projeto para viabilizar a implantação de uma Autarquia de Trânsito em nossa cidade. O centro já recebe ações diretas no meio fio (pinturas amarelas), e locais para estacionamento estão em fase de regulamentação. Ressaltou que a prioridade no trânsito é o pedestre, porém vai ter lugar para se estacionar. Pediu um pouco de paciência em relação a alguns retornos e sobre girador da PE-160 vai ser retirado, mas será no tempo certo, pois não pode ser de qualquer jeito para não prejudicar a população. Os estudos técnicos são realizado para implantação de semáforos nos pontos estratégicos da cidade. 

Educação

Edson: Falou das metas prioritárias era mudar a forma do ensino, adotando o critério do estado, porque haviam alunos que chegavam a quinta série e não sabia ler. Foi feito com que o professor se sentisse prestigiado, recebendo gratificações e o aumento solicitado pela categoria foi concedido. Foi colocado água mineral e bebedouros industriais em todas as escolas. Em uma parceria com deputado Sergio Guerra irá construir mais uma escola e está sendo dada uma dinâmica maior para o ensino de Santa Cruz.  Disponibilizando ônibus em todos as direções dentro do município para buscar e levar o aluno o mais próximo de sua casa. Serão implantada três creches em nossa cidade. Salienta que tem incentivado a cultura dentro das escolas apoiando os grupos teatrais entre outros. Está buscando a instalação definitiva do SENAI em Santa Cruz. Apesar de ter recebido as escolas em estados deplorável, sem condições de uso e com grande absurdo como era pago dez mil reais de aluguel por um pequeno anexo no CESAC que pertence a ex-secretária de educação (Socorro Maia), mesmo assim está vendo resultados positivos nesses seis meses.
Saúde
Edson: Pontuou que apesar de todos os problemas a saúde tem melhorado muito, tem dados que na outra gestão eram gastos cerca de  25% da arrecadação do município em saúde, coisa que tem certeza que isso não era feito. Falou que a AME veio para atender melhor a saúde de Santa Cruz, hoje está se fazendo partos no Hospital Municipal, além de colocar todos os dias três médicos para o atendimento a população e quando falta um médico imediatamente a cooperativa que presta serviços recebe contato para resolver a situação. Informou que no mês que vem irá esta dando a ordem de serviço para construção de um novo PSF da Família no Cruz Alta. Irá assinar ordem de serviço para construção da AME da Criança que será na Rua Luiza Mendes. Também teremos mais uma AME no prédio da antiga cadeia. Em breve será construída uma UPA II, o projeto já está pronto. Pede a compreensão de todos, pois está tentando melhorar a saúde da, sabe dos desafios mas pretende continuar com os avanços. Também está buscando implantar uma Motolância, (moto do Samu), facilitando os resgates e assim chegando mais rápido nos locais de acidentes.
Infraestrutura
Edson: Tem uma meta de chegar entre 30 a 50 ruas pavimentadas este ano, irá assinar para que a Caixa Econômica Federal libere os recursos necessários para as pavimentações asfáltica das ruas restantes do centro da cidade que faltam ser asfaltadas. Está sendo construída a praça de alimentação para realocação dos barraqueiros que vendiam lanches, com isso tem recebido elogios de muitas pessoas por ter tirado as barracas do centro da cidade. Fez a restauração das calçadas e dos muros das escolas onde tinham as barracas, dando uma cara nova à cidade. Fala que o seu objetivo é discutir de melhorias para a cidade e não ficar debatendo politicagem que não levam a nada.
Arrecadação de Impostos
Edson: Apresenta uma grande dificuldade para arrecadar mais, pois em muitas construções não há licença de construção como também bares, lanchonetes e lojas não tem licença de funcionamento. Sobre o IPTU, analisou que é melhor ser cobrado no segundo semestre, pois no inicio do ano há muitas contas a pagar. Fala que as pessoas ainda hoje procuram a prefeitura para obter descontos no IPTU, mas a prefeitura deu um prazo até o dia 30 de Abril para ser pagos os impostos atrasados e mesmo com este prazo, mas boa parte da população não foi pagar seus débitos e hoje a prefeitura está fazendo as cobranças normais, sem desconto.  
Patrulha Mecanizada
Edson: Colocou o CAUC em dias, com isso, enviou um projeto para a Câmara de Vereadores para comprar este maquinário. De acordo como o Banco este projeto teria de ser aprovado até o dia 12-06 para assim efetuar o empréstimo, fala que a oposição quis fazer da aprovação desse projeto uma moeda de troca com relação a CPI das Locações, com isso recebeu ligação de Junior Gomes e pediu a ele que não cedesse as pressões da oposição e colocasse o projeto para votação. Com o empréstimo vai comprar retroescavadeira, caçambas e maquinário pesado.
Calçadão do Moda Center
Edson: Vai ser feito o piso do calçadão junto com a cobertura com banheiros, uma área de alimentação com toda infraestrutura e o custo beneficio será muito bom para população, já que está sendo feito um projeto amplo para implantação dessa obra, com data para iniciar e para terminar.
Salários Antecipados
Edson: É a primeira vez que isso acontece a antecipação dos salários para os funcionários públicos eles podem brincar o São João com mais tranquilidade e com dinheiro a mais no bolso. Está feliz por que as pessoas especiais que nunca tiveram a oportunidade de participar das festas em um local adequado agora tem um local para ver a festa que é o camarote da inclusão social (acessibilidade), agora podem desfrutar de uma qualidade maior para assistir os festejos juninos. A administração está recebendo vários elogios do camarote da inclusão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário