Nº de acessos

domingo, 7 de abril de 2013

Santa-cruzenses contemplados com Garantia-Safra


O município de Santa Cruz do Capibaribe deu mais um salto contra a seca, a prefeitura municipal através da diretoria de agricultura conseguiu aderir 74 agricultores no programa Garantia-Safra (GS).
O GS é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste e outras regiões do país majoritariamente semi-áridas, que sofrem com as perdas de safra (das culturas de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas) de pelo menos 50% da produção por motivo de seca ou excesso de chuvas e são atendidas pela SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

Para participar do programa é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS. De acordo com o Diretor de Agricultura Lenildo Araújo, esse ano Santa Cruz atingiu um número de 91% de agricultores contemplados pelo Garantia Safra.
“Número consideravelmente satisfatório para o município, uma vez que, está acima da média do estado, isso se deve ao trabalho da prefeitura em parceria com o IPA e o conselho de desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou Lenildo.

Os agricultores que aderirem ao GS receberão a indenização de R$760,00 prevista pelo programa, diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal que chegarão nas casas dos agricultores contemplados.

O Diretor de Agricultura informa que quem se inscreveu no garantia safra e ainda não efetuou o pagamento da taxa de R$9,50 do boleto, o governo prorrogou o prazo até o dia 30 de abril, para o agricultor se regularizar e poder receber o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário