Nº de acessos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

4ª BPM em Caruaru está em Festa 49 anos cuidando do povo!








O 4º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, que possui a denominação de Batalhão Barreto de Menezes, completa neste mês de outubro 49 anos de sua criação, e se firma como uma das mais atuantes unidades da Polícia Militar no Estado.

O 4º BPM, comandado atualmente pelo tenente-coronel Givanildo dos Santos, está situado no Km 67 da BR 104, no município de Caruaru.  Foi criado pelo Decreto Lei nº 4773, de 25 de outubro de 1963, publicado no Diário Oficial nº 241, de 26 de outubro de 1963. Pelo Decreto nº 7963, de 12 de maio de 1982, recebeu a denominação de “Batalhão Barreto de Menezes”, em homenagem ao grande herói das guerras contra o invasor holandês.

Em 27 de julho de 1969, foi instalado em um prédio localizado no bairro Petrópolis, em Caruaru, onde até então se alojava a antiga Companhia de Patrulhamento e Treinamento, que até aquela data era responsável pelo policiamento ostensivo da Capital do Agreste e era subordinada ao 2º Batalhão de Polícia Militar. Em 30 de setembro de 1969, mudou-se para o prédio onde funcionou uma Escola da Cruzada ABC, no bairro Caiucá. Finalmente, em 19 de dezembro de 1974, instalou-se em definitivo no atual prédio, que inicialmente havia sido construído para funcionar uma Estação Rodoviária, sendo então desapropriado pelo Governo do Estado e doado à Polícia Militar de Pernambuco, onde foram feitas as devidas adaptações de maneira que desse condição de funcionar o 4º BPM.

O Batalhão já teve uma área que compreendia 40 municípios, dentre os quais Surubim, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, e até alguns do litoral sul do Estado. Hoje são 15 municípios: Caruaru, Riacho das Almas, Agrestina, Cupira, Ibirajuba, Altinho, Panela, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Sairé, Camocim de São Félix, São Joaquim do Monte, Barra de Guabiraba, Bonito e o mais recente, Jurema.



Fonte:  blog  do  adielson  Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário