Nº de acessos

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Noite de muita poesia e valorização de nossa cultura em Taquaritinga do Norte







Mais um evento que ficará marcado na história do povo nortetaquaritinguense aconteceu na noite de ontem (08) na Praça Central o “Noite de poesias”. O mesmo foi uma realização do Governo Municipal da Dália da Serra através da Secretaria de Educação que teve como objetivo valorizar a arte poética como instrumento de conscientização e transformação homenageando artistas da cidade. Foi uma noite repleta de poesias, cantorias e cultura em homenagem aos 125 anos de Emancipação Politica da Dália da Serra. Finalizando a noite o poeta Geraldinho da comunidade de Serra dos Bois entoou alguns fatos cotidianos sobre a cidade e o homem do sertão.
Conheça cada poeta homenageado e um pouco de sua história:

Bernadete Bezerra de Figueirôa Silva

Nasceu na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Sítio Jaburu, em 28 de junho de 1959, é a 9ª filha do casal Henrique Bezerra de Melo e Severina Josefa Figueirôa. Casou aos 18 anos com José Heleno da Silva; Dessa união nascera três filhos: José Olavo, Elizabete e Bruno Aurélio;
É avó de quatro princesas: Clara, Clarissa, Alice e Eloíse e um anjinho que está no céu Olívia Regina. Seus primeiros anos de escola foram em Gravatá do Ibiapina, onde concluiu a 4ª Série.
Na Escola Severino Cordeiro de Arruda cursou contabilidade. Ficou alguns anos sem estudar e depois prestou vestibular na Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim, onde concluiu o curso de Letras. Em seguida fez pós Pós-Graduação em Formação de Educador na Faculdade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.
Leciona desde 1983, é professora na rede particular e desde 2001 exerce a função de Educador de Apoio na rede Municipal. Gosta do que faz é professora por vocação, pois se sente bem ensinando.
Gosta muito de ler e escrever é uma eterna apaixonada pela cidade e já escreve alguns poemas sobre a mesma, se sente bem compondo poemas, expressando o que sente através das palavras.


Manoel Barbosa Camêlo

Nascido em 22 de fevereiro de 1918, em Taquaritinga do Norte. Filho José Barbosa e Maria Mocinha. Aos 13 anos de idade parou de estudar para enfrentar a vida na roça, juntamente com seu pai e mais dois irmãos.
Casou-se em 1945. Dois anos depois foi nomeado, mas, para exercer a função de guarda de estado (hoje, este cargo é intitulado de Auditor da Fazenda). Em 1982 foi vice-prefeito de Taquaritinga do Norte. E assim seu Manoel Barbosa, fez história em Taquara, é um homem honrado e leva nas suas veias, o sangue poético, a alegria de viver e a experiência que a vida o proporcionou e que hoje, compartilha conosco.

Maria Lídia Martins da Silva

Nasceu em Taquaritinga do Norte no dia 08 de fevereiro 1988, seus pais são o senhor José Cassiano da Silva e Alice Cavalcante Martins Ferreira. A mesma estudou da alfabetização à 4º série na Escola Cenecista, cursou a 5ª série na Escola Estadual Severino Cordeiro de Arruda, retornando na 6ª série para a Escola Cenecista. Atualmente Lídia Martins é formada em Letras pela faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru; mora em Santa Cruz do Capibaribe, exerce as seguintes funções: na Escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão é Supervisora do Ensino Fundamental I, e na Escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão é Supervisora de Ensino Fundamental II, ensina a disciplina de Literatura e é tutora do 3º período de Letras da faculdade UNOPAR, também em Santa Cruz do Capibaribe. Lídia Martins é autora do livro Puro Sentimentalismo e tem um amor enorme pela Literatura.

Maria Wilma Tôrres Santos

Maria Wilma Tôrres, filha de Ana Maria de Araújo e Antônio Constantino nasceu em 1979 no Município de Taquaritinga do Norte-PE, mais precisamente no Sítio Lagoa Dantas, onde alegremente passou toda sua infância, no seio de uma família de poetas, de onde certamente herdou o gosto pela poesia.
Em 1995 iniciou sua carreira profissional como professora em comunidades rurais. No ano de 2000 mudou-se para o Município de Santa Cruz do Capibaribe- PE, onde reside até os dias atuais.
Graduada em Normal Superior e Especialista em Psicopedagogia. Lecionou durante vários anos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, faz parte da Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação deste município. Atuou durante seis anos com turmas de EJA (Educação de Jovens e adultos) contribuindo com a melhoria da educação e da qualidade de vida de jovens e adultos da Rede Municipal de Ensino do Município de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Também atuou como Tutora do Programa “Proinfantil” (Programa de formação para professores em exercício na Educação Infantil). Atualmente desenvolve seus trabalhos de orientação pedagógica na Coordenação de Programação do Governo Federal: “MAIS EDUCAÇÃO”.
Diante de suas experiências durante toda sua trajetória, Wilma acredita que uma educação de qualidade se faz com afeto, conhecimento de mundo, lúdico e pedagógico.


Heitor Luiz de Figueirôa Silva

Heitor Luis de Figueirôa Silva nasceu em 06 de março de 1990 em Taquaritinga do Norte-PE. É o segundo filho do casal Rogaciano das Chagas Silva e Luíza Bezerra de Figueirôa Silva. Cursou o Ensino Fundamental no Instituto Educacional Geyza Miriam-INSEGEM e o Ensino Médio na Escola Cenecista Severino Pereira. Iniciou o curso de Direito na Faculdade Vale do Ipojuca- FAVIP.
Suas raízes são fincadas nas terras férteis de Taquaritinga do Norte, cidade brejeira e em suas veias corre o dom da poesia do povo sertanejo, pois é apaixonado pela vida do campo e pelas coisas do sertão.
A família por parte materna é muito forte a inspiração poética e o amor pela cultura; portanto, é um herdeiro deste tesouro que Deus lhe concedeu.
Possui grande facilidade com palavras, além de ter o pensamento rápido, conseguindo extrair verdadeiras pérolas poéticas dos lugares mais difíceis.
Desenvolveu esta competência ouvindo grandes cantadores como: Louro Branco, Ivanildo Vila Nova, João Paraibano, Valdir Teles, dentre outros.
Para ele fazer poesia se resume na seguinte frase: “Fazer poesia é colocar onde não cabe e tirar de onde não tem”.

Valdir Gonçalves Leal

Nortetaquaritinguense, amante da cultura e defensor da ordem, sempre se preocupou com a formação dos jovens de sua cidade. Em sua Terra Natal desenvolveu várias atividades, das quais se destacaram: 1º chefe do grupo de Escoteiros “Severino Leandro”, Professor voluntário de Inglês, Biologia e Química para o nível médio nas Escolas José Bezerra de Andrade e Severino Cordeiro de Arruda, Presidente do Centro Comunitário José Bezerra de Andrade (Clube Serrano) e Secretário de Administração da Prefeitura de Taquaritinga do Norte – PE.
Defende a permanência do escotismo no município, pois sempre se preocupou com a construção dos valores cívicos, morais, éticos e cristãos das crianças e jovens.
Dos momentos que marcaram sua vida na Dália da Serra destaca: 10 anos que passei no escotismo entre os anos 1960 e 1970, o término da construção do Ginásio Severino Pereira (ex – Cenecista), em 1966 com a participação do alunado e em 1996, quando trouxe um contingente da marinha à Taquaritinga do Norte.
Carinhosamente chamado de “Seu Valdir Leal”, atualmente é Capitão/Tenente da Marinha do Brasil aposentado.
Quando questionado sobre o que representa e significa Taquaritinga para ele, a resposta é imediata: “Esteio da minha vida e amor incondicional”.

Heleno Fausto Silva

Filho do Senhor Fausto Trajano da Silva e da Senhora Amara Maria de Jesus, natural do Distrito de Gravatá do Ibiapina em Taquaritinga do Norte.
Diante da falta de escolas na época de sua infância não conseguiu prosseguir a escolaridade. Sente falta do saber formal mais possui o conhecimento do mundo que lhe deu a possibilidade de poder se expressar e escrever seus sentimentos, experiências e emoções.
É casado com a professora Otávia Leandro Martins Santiago da Silva e juntos tiveram 3 filhos: André Luiz, Maria da Conceição e Maria Isabel e um neto, Pablo Luiz. Todos formam seu grande tesouro.
Seu maior sonho é se tornar compositor profissional. Tem várias composições e já gravou um CD. Teve a oportunidade de apresentar seus trabalhos a cantores famosos como: Flávio José, Jorge de Altinho entre outros.
Passou dois anos no Iraque, trabalhando como encarregado de transportes na Empresa Mendes Júnior. Já conheceu Estados Unidos, Roma (Itália), Lisboa (Portugal), Copenhague (Dinamarca) e Cairo (Egito), Londres (Inglaterra). Passado por cada país viu as diferentes culturas principalmente as diferenças entre a América, Europa e Oriente Médio.
Hoje mora em Taquaritinga do Norte com minha família e diz que esta cidad é o melhor lugar do mundo pra se viver.


Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Da: Prefeitura de Taquaritinga do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário